Você sabia que a ANSIEDADE em relação às ESCOLHAS pode surgir devido a uma série de fatores psicológicos e emocionais.
A ansiedade nasce no nosso cérebro, tem suas bases neurobiológicas, em várias regiões e circuitos cerebrais (Córtex pré-frontal, Hipocampo, Sistema Límbico, etc), formam um complexo circuito neural que regula a percepção, avaliação e resposta às situações de perigo e estresse, influenciando a experiência da ansiedade.
Veja algumas razões pelas quais a ansiedade pode estar presente durante o processo de tomada de decisão e diferentes pontos de vista diante dos problemas:
Medo do desconhecido: Fazer escolhas muitas vezes envolve entrar em território desconhecido, o que pode ser assustador para algumas pessoas. A incerteza sobre o resultado das decisões pode desencadear ansiedade. Porém se pensassem assim os pesquisadores nunca descobririam nada!!
Medo de tomar a decisão errada: A pressão para tomar a decisão certa pode levar à preocupação excessiva sobre fazer a escolha errada e enfrentar as consequências negativas que podem surgir como resultado. Porém quem não tenta nunca irá acertar!
Expectativas externas: Expectativas sociais, familiares ou profissionais podem aumentar a pressão sobre a pessoa, levando-a a sentir-se ansiosa sobre fazer uma escolha para corresponder às expectativas dos outros. Saiba que uma boa conversa com a família pode fazer desaparecer a maioria das pressões!
Autocobrança: Algumas pessoas colocam pressão excessiva sobre si mesmas para alcançar a perfeição ou o sucesso em suas escolhas. Porém Jesus diz*: "Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer",.
Você gostou desse contéudo?
Interessante, gostaria de ler mais !
Não tenho interesse no momento.
A Medicina é científica, tem sido formada através de muita pesquisa, testes científicos, questionamentos e repetições até alcançar algum resultado que possa ser útil. Se todos nós paralizássemos a cada obstáculo o ser humano nunca seria capaz de coisa alguma.
E de onde vem as boas inspirações?
Toda criança tem o instinto do que é bom ou mal, do que é certo ou errado. Essa "semente" está em todos nós, e o "campo" onde crescemos pode influenciar em nossas decisões e Atitudes.
Não precisamos ver tudo pelo lado negativo, temos a opção de lançar luz sobre os problemas e contar com a ajuda de nosso Deus, que está ao alcance no nosso pensamento para nos ajudar a decidir, pois sabendo que não estamos sozinhos a nossa Atitude pode afastar a Ansiedade.
Grande abraço!
Dr. Rogério Leal Campos
Médico
______________________________________________________
*Bíblia Sagrada: João 15:5
コメント